Web Rádio Maranata

Ultimas Notícias

TV Novo Tempo

TV Novo Tempo
Clik na Imagem e Acessem um Mundo de Esperança

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Igreja Adventista do Sétimo Dia, Uma Seita?

O artigo V da Constituição Federal nos garante a liberdade religiosa em um de seus incisos, entretanto alguns querem passar por cima da lei e nos oprimem por causa de nossa fé.

É certo ser a liberdade de consciência a religiosa faculdade interior que exige espaços exteriores de liberdade para a associação e expressão. Por isso deve interessar a sociedade, em seu ordenamento, garantir a liberdade religiosa, tanto na esfera pessoal, como na social e na família. A plena liberdade religiosa da pessoa se materializa em dois âmbitos distintos:

· Na comunidade religiosa, o da liberdade dentro da igreja e,

· Na comunidade civil, A LIBERDADE DENTRO DA SOCIEDADE.

Por ocasião do 30° aniversário da ONU, o Papa João Paulo II, em mensagem, enviada ao Sr. Secretário Geral, enalteceu e destacou que nos direitos e deveres que, indiscutivelmente, estão na base da dignidade humana, tem que ser priorizada a liberdade maior:

“... Quero me referir sobre a questão da liberdade religiosa que é à base de todas as demais liberdades, que está inseparavelmente unida a todas elas, precisamente, de ser esta dignidade que constitui a pessoa humana...”.

“... Queremos pedir solenemente que, todos e por todos... a liberdade religiosa seja respeitada a todos, e a cada individuo, e a todos os povos...”.

O direito fundamental que assegura toda pessoa o principio da INVIOLABILIDADE da liberdade de consciência, está consubstanciada na declaração Universal dos Direitos do Homem; no texto do Pacto Internacional Econômico (aprovados pela XXI Assembléia Geral das Nações Unidas); na Declaração sobre Eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação por causa da religião ou crença (aprovada por unanimidade em 25/11/1981, pela Câmara Legislativa das Nações Unidas).


Primeiro vamos entender o que é uma seita:

Se formos analisar a origem etimológica da palavra seita, encontraremos, no grego, o termo "Hairesis" que significa facção, partido, escolha, preferência, etc.

Pesquisando o significado da expressão seita na maioria dos dicionários (inclusive dicionários bíblicos ), veremos conceitos como os descritos abaixo:

Seita:

· Doutrina que se afasta da opinião geral

· Grupo religioso que se separa de um corpo maior

· Conjunto dos indivíduos que a seguem

· Comunidade fechada, de cunho radical

· Facção, partido

Como vemos nestas definições, as principais características de uma seita são a divergência ideológica e o isolamento.

Algumas passagens bíblicas também se referem à seitas com sentido pejorativo:

"Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a seita dos saduceus), encheram-se de inveja," Atos 5:17

"Mas alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés." Atos 15:5


"No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que pensas; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda parte é impugnada." Atos 28:22

Concluímos que seita, no que diz respeito à igreja refere-se à uma comunidade religiosa fechada, que não usa princípios bíblicos e sim estabelece suas próprias doutrinas heréticas, ou seja, contrárias às sagradas escrituras.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia ( IASD ) é uma seita?

Muitos evangélicos acusam a IASD de ser uma seita herética, por ela defender alguns princípios bíblicos que contrariam as doutrinas da maioria das igrejas, como por exemplo a guarda do sábado e a mortalidade da alma.

No que diz respeito a ser uma comunidade "fechada", a IASD em nada se assemelha a uma seita. Pois é uma igreja aberta à todas as pessoas, de todas as religiões, e têm seus princípios doutrinários transparentes, abertos à quaisquer esclarecimentos e fundamentados unicamente na bíblia. Basta visitar uma IASD e conferir.

Ou seja, neste ponto, pode-se dizer que a IASD se iguala à maioria das igrejas evangélicas que conhecemos hoje.

Quanto aos princípios doutrinários, sabemos que cada igreja têm definidos os seus próprios princípios e doutrinas (e todas dizem ser eles fundamentados na bíblia ). Analisando sob esta ótica, a IASD também não difere das outras igrejas, pois têm um corpo doutrinário estabelecido e fundamentado na Bíblia. Por mais que as outras igrejas tenham algo em comum (como por exemplo a guarda do domingo e crença na imortalidade da alma ), todas têm seus fundamentos doutrinários específicos, que caracterizam sua denominação religiosa.

No entanto, somos acusados de hereges porque seguimos todos os mandamentos de Deus (ao contrário da maioria das denominações religiosas ).

Muitas igrejas promovem estudos bíblicos com o fim específico de acusar outras igrejas, entre elas a IASD; e muitas pessoas são levadas a crer em tudo que lhe é exposto, por serem impedidas, pela própria igreja que profere o estudo bíblico, de fazerem estudos bíblicos com os adventistas e de "conferirem" se todos os comentários e "evidências históricas" apresentados acerca da IASD são verídicos ou não.

É muito fácil acusar qualquer igreja de ser uma seita herética sem ter em mãos as devidas provas. Deste modo, qualquer escritor ou pastor cristão erudito e com boa capacidade de persuasão e eloqüência pode facilmente levar pessoas ( principalmente novos convertidos e pessoas de pouca cultura ) a crerem em mentiras criadas com o fim de defender suas próprias doutrinas.

Muitos deles distorcem ou "forçam" a palavra de Deus a se ajustarem à suas doutrinas heréticas apresentando versículos isolados à novos convertidos. A maioria destes princípios fazem com que a Bíblia entre em contradição, pois em um versículo a bíblia diz uma coisa e em outro ela diz outra; e nós sabemos que a Palavra de Deus é perfeita e não entra em contradição.

A própria bíblia nos adverte que nos últimos dias haveriam falsas doutrinas e falsos profetas que enganariam a muitos utilizando até mesmo a própria bíblia para tal. O próprio satanás utilizou do recurso de basear-se em versículos bíblicos isolando-os de seu contexto para tentar enganar a Jesus, e Este, com seu profundo conhecimento nas escrituras, conseguiu combater o inimigo.

Conclusão:

Temos que ter cuidado para não acreditar em tudo que nos é apresentado. Devemos procurar sempre analisar uma doutrina com muito cuidado e profundidade, principalmente no que diz respeito à questões fundamentais como a Lei Moral de Deus ( os dez mandamentos ). Nunca podemos analisar somente o primeiro ponto de vista que nos é apresentado e devemos, com sinceridade e humildade, atentar para o que a palavra de Deus nos adverte:

Colossenses Capítulo 2

4 Digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
8 Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.

Mateus Capítulo 7

15 Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.


II Pedro Capítulo 3

16 como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, nas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição.
17 Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

Para se acusar uma igreja de ser uma seita herética é preciso provar. Nunca podemos afirmar nada a respeito de NENHUMA denominação sem conhecê-la. Devemos conferir se o que é pregado e ensinado dentro de uma igreja, acerca de outra, corresponde realmente ao que efetivamente esta "outra" pratica.

Para saber se uma igreja é apostatada ou não devemos, primeiramente, saber o que é ensinado por ela e, em seguida, investigar o que é feito por esta igreja.

A IASD está sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos, tanto no que diz respeito à sua doutrina quanto à sua história e origem. E lembre-se: estes esclarecimentos estão abertos a qualquer pessoa, de qualquer denominação religiosa.

Que Deus nos abençoe.




Desbravadores Visitam Ex Prefeito

Na tarde de 01 de outubro (hoje), os Desbravadores do clube Voz do Arcanjo, visitaram o Ilmo Sr. Antonio Lages, que já foi prefeito de nossa cidade (Batalha) em diversas oportunidades, personalidade que já realizou muito pelo povo batalhense e que continua com esse mesmo proposito.
Fomos recebidos muito bem pela a autoridade e sua esposa Dona Teresinha, em sua propriedade e na oportunidade falamos a respeito das atividades do clube, o nosso papel junto a sociedade e ainda o presenteamos com o Livro Sinais de Esperança e um Chaveiro personalizado.
Tivemos a oportunidade de ouvir algumas histórias interessantes sobre a propriedade, como a acriação de ovino, caprino e conhecermos parte da mesma.
Este foi um pequeno gesto de reconhecimento a uma personalidade tão querida e por tudo que ele já proporcionou de bom a população batalhense.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Desbravadores da 3ª Região Se Apresentam ao Governador






Nossa Visinha cidade de Esperantina está em festa por ocasião de seu 89ª aniversário e o clube de desbravadores (Oriente) daquela cidade não ficou de fora e abrilhantou a comemoração juntamente com o Clube de Batalha (Voz do Arcanjo), os Clubes foram convidados para recepcionar o governado do estado, que veio prestigiar o evento e inaugurar algumas obras, e realizarem algumas atividades demonstrativas.



Prefeitura de Batalha distribui mudas de Ipês à população



A Prefeitura Municipal de Batalha em conjunto com o Clube "Voz do Arcanjo" (Desbravadores de Batalha) realizaram na manhã deste domingo (27/08), a distribuição de mudas de Ipês, goiabeira, cajú, dentre outras para a população da cidade.

O próprio Prefeito Amaro Melo, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente, João Batista estiveram na Praça da Matriz para entrega das mudas.

O objetivo da medida, segundo as informações que foram repassadas pelo presidente do Clube "Voz do Arcanjo", Natanael Rocha, é a de proporcionar aos batalhenses, a possibilidade de plantar em suas respectivas residências, árvores típicas do Estado, possibilidade dessa forma, enfeitar ainda mais a cidade.

As mudas que não forem doadas serão plantadas pelos Desbravadores de Batalha. Elas poderiam ser cultivadas nas margens do córrego do riacho da antiga usina, assim algumas poderiam sobreviver, pois não estamos no período chuvoso. Além disso, a Prefeitura não tem uma equipe para cuidar das mesmas.

Fonte: Folha de Batalha