Todo ano a Missão Costa Norte da Igreja Adventista do 7º Dia realiza uma série de treinamentos e capacitações para os líderes de igrejas nos seguintes departamentos: Ancionato, Secretaria, Tesouraria, Escola Sabatina, Ministério Pessoal, Ministério da Criança e do Adolescente, Comunicação, Mordomia Cristã, Ministério da Saúde, Jovens Adventistas, Desbravadores, Aventureiros, Ministério da Mulher, Diáconos, Diaconisas e Recepção.
O encontro deste ano acontecerá na cidade de Parnaíba no dia 14 de março, próximo domingo, e a liderança da Igreja de Batalha já confirmou sua presença, entre os confirmados estão os diretores do clube de desbravadores e do ministério jovem Natanael e Walberina.
É muito importante a presença e a participação do líder e da equipe neste evento, já que lá serão distribuídos materiais e informações valiosas para o trabalho do Senhor em 2010.
O Brasil de natureza exuberante e elogiado crescimento econômico deve explicações a uma parcela de seus filhos.
A vida não tem sido fácil para crianças e adolescentes de camadas pobres da população. Desde cedo eles têm de conviver com exploração, drogas e violência.
Em casos assim, a morte costuma chegar cedo.
O alerta é da Unicef: o assassinato de adolescentes responde por 45% da mortalidade nessa faixa etária. Já em relação a exploração sexual, em 76% dos casos são as meninas que sofrem abusos.
Em todo o país, as casas de passagem são espaços de refúgio para as vítimas de maus tratos.
Nesses lugares, meninos e meninas compartilham histórias de dor e abandono. Casos tristes em que a infância é negligenciada.
Felizmente, existem histórias de amor, solidariedade e esperança. Iniciativas como a da reportagem abaixo, em vídeo que mostra como os desbravadores estão ajudando essas crianças e adolescentes socialmente vulneráveis a buscarem a superação.
Os desbravadores existem no Brasil há 60 anos. São clubes de convivência que ensinam valores como respeito às pessoas e preservação do meio ambiente. Qualquer criança pode participar de um clube. Em Natal, graças a uma parceria com a prefeitura, foi criado um clube de desbravadores na principal casa de passagem da cidade. As reuniões acontecem toda segunda-feira.
Com os pés descalços, as crianças marcham. E é assim que elas recebem atenção, disciplina, orientação e afeto. Assista.
Depois das classes de 12, 13 e 15 anos, nos reunimos com os desbravadores de 10, 11 e 14 anos para estudarmos e discutirmos os requisitos referentes a cada cartão, vejamos:
Classe de Amigo Demonstram seus conhecimentos da bíblia dividindo os livros do Antigo Testamento em suas cinco categorias mostrando habilidade em encontra qualquer livro solicitado.
Discutimos sobre a verdadeira amizade que devemos exercer com nossos semelhantes baseado na regra áurea de Mateus 7:12, após o debate os desbravadores mencionaram 10 qualidades para ser um bom amigo.
E por fim estudamos sobre o Hino Nacional de nosso país, os desbravadores demonstraram conhecer a letra e explicaram seu significado.
Classe de Companheiro Infelizmente os desbravadores desta classe não puderam se apresentar nesse dia.
Classe de Excursionista No presente momento estamos sem classe de 14 anos.
Esta segunda (08) foi marcada com muitas atividades, os desbravadores se reuniram com seus lideres para estudarem e cumprirem os requisitos dos cartões de classes, muitos dos desbravadores estão concluindo seus cartões, as turmas foram divididas em dois grupos. Os desbravadores das classes de Guia, Pesquisador e Pioneiro se reúnem nas segundas feiras. Os desbravadores das classes de Excursionista, Companheiro e Amigo se reúnem nas terças feiras. Os requisitos que foram abordados foram os que seguem:
Classe de Guia. Fizeram uma pesquisa sobre os oito remédios naturais dados por Deus, após a pesquisa terão que apresentar suas conclusões para alunos do ensino fundamental.
Classe de Pioneiro Discutiram sobre o que é o cristianismo, e depois terão que apresentarem suas conclusões ao clube.
Classe de Pesquisador Demonstraram suas habilidades em usar uma concordancia bíblica. Assistiram um vídeo e discutiram a respeito das drogas e seus efeitos sobre o organismo ao término do debate escreveram um compromisso pessoal escolhendo um estilo de vida livre das drogas. E assim encerramos o dia com um aprendizado muito importante e uma nova dimensão de mundo que servirá com lição para a vida futura.
Somos meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Temos reuniões uma vez por semana para aprender a desenvolver nossos talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Nós vibramos com atividades ao ar livre. Gostamos de acampamentos, caminhadas, escaladas.
Combatemos, também, o uso do fumo, álcool, drogas e violência contra crianças e idosos .