Web Rádio Maranata

Ultimas Notícias

TV Novo Tempo

TV Novo Tempo
Clik na Imagem e Acessem um Mundo de Esperança

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Distintivo de Excelência dos Desbravadores



Por Átila Santos

Entre 1966 e 1967 não se sabe ao certo, surgiu dentro do programa dos Missionários Voluntários, hoje Clube de Desbravadores uma nova ênfase para aumentar o apelo de integridade e excelência nos juvenis – o Sistema de Mérito.

O Sistema de Mérito surgiu para recompensar os membros do clube por realizações especiais, oferecendo o Distintivo de Excelência, anteriormente conhecido como Distintivo de Boa Conduta. Esse sistema animava o desenvolvimento de traços tais como: autocontrole, iniciativa individual, esportividade, trabalho em equipe e respeito pelos direitos e trabalhos dos outros.

Ainda que o Clube de Desbravadores tenha por objetivo ajudar os juvenis e adolescentes a apreciarem o valor da participação do grupo, não se deve esquecer que há um objetivo para o desenvolvimento deles como indivíduos. A maior parte das atividades dos desbravadores são realizadas em grupo. Isso é vital na aprendizagem da arte da colaboração - um ingrediente necessário para a formação de um cidadão bem equilibrado, por isso o Distintivo de Excelência foi desenvolvida, visando o reconhecimento da realização individual no período de um ano. Assim como na investidura das classes e especialidades, a Distintivo de Excelência é concedida apenas àqueles que alcançaram um elevado padrão de eficiência dentro do clube, como exigido em seus requisitos.

uniform_path
Posição do distintivo no uniforme (distintivo com 4 estrelas - NAD)

Atualmente na redação do Manual Administrativo que possui a regulamentação deste distintivo, ele atribui a Comisão Diretiva* do clube a seleção daqueles que estão em condições de receber o distintivo no encerramento do ano, que infelizmente não faz nem mensão a Legião de Honra, equipe de grande importância nos clubes.

Os critérios para a conquista deste distintivos são bastante claros e determinantes para que os desbravadores recebam o Distintivo de Excelência. Ela será entregue àquele(a) que:

a. É membro ativo do Clube, por dois anos ou mais.

b. É um exemplo nos requisitos de uniforme, pontualidade nas reuniões, e está ativamente envolvido em sua unidade.

c. Crê e vive o Voto e a Lei dos Desbravadores. É fiel aos ideais dos desbravadores e os defende como uma sagrada honra.

d. Aceita, voluntariamente, as responsabilidades que lhe são designadas e demonstra iniciativa e liderança no seu cumprimento individual ou em grupo.

e. Mantém o equipamento pessoal na melhor condição possível.

f. Relaciona-se com todos de uma forma cristã positiva.

g. A cada ano, conclui a Classe dos Desbravadores que corresponde à sua idade e faz as Especialidades oferecidas.

O Distintivo de Excelência normalmente é entregue no programa do Dia Mundial dos Desbravadores, que no Brasil é no mês de abril, pelo líder mais graduado, em uma cerimônia de Investidura, pelo líder da investidura ou no Campori da Associação/Missão, pelo líder de jovens da Associação/Missão.

Pathfinder-Excellence-Award-4stars

Distintivo de Excelência com 4 estrelas douradas que simbolizam
5 anos aos quais o desbravador recebeu o distintivo


A Insígnia de Excelência é usada acima dos distintivos das classes avançadas durante o ano seguinte à concessão da insígnia, mas se o desbravador não mantém sua qualificação, ela deve ser colocada no registro de recordações do desbravador. A insígnia deve ser usada apenas durante o ano do reconhecimento.

Não penso que este seja a melhor forma de reconhecimento, simplismente retirando um distintivo outorgado se o desbravador não se mantém na qualificação, mas é uma oportunidade para que o desbravador cresça e se aperfeiçõe dando exemplo aos demais.

Por essa razão, diferente do método adotado pela DSA, após pesquisa em outras divisões e uniões, o método de mérito continuado, sem que o distintivo seja retirado, ao invés, seja prêmiado com novas versões do distintivo, o qual sempre progride o mérito do desbravador, onde se ele se mantém na qualificação no outro ano, ele recebe um novo distintivo com uma estrela, o qual o identifica como que recebeu a honraria pelo segundo ano e assim por diante.

novo_excellence_award

Sugestão de forma de conquista do Distintivo de Excelência

Assim os que não se mantém na qualificação são identificados pelo número de estrelas que possuem no distintivo, fazendo assim juz ao nome do distintivo, manter a excelência do desbravador

Se a mesma continuar sendo conquistada até o último ano do desbravador (15 anos) ele a usará definitivamente no uniforme e com as 4 estrelas, se se manteve desde o 1º ano qualificado.

É isso ai…

Comentem sobre a idéia, pois estaremos a encaminhando para a DSA ainda este mês e a participação de vocês é fundamental.

Sempre Alerta para Servir!

* A Comisão Diretiva do Clube de Desbravadores é formada pelos seguintes membros: diretor do clube, diretores associados, secretário, tesoureiro, capelão, diretor de jovens, pastor, coordenador da associação, conselheiros e instrutores.

Comentários: