Web Rádio Maranata

Ultimas Notícias

TV Novo Tempo

TV Novo Tempo
Clik na Imagem e Acessem um Mundo de Esperança

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Distintivo de Excelência dos Desbravadores



Por Átila Santos

Entre 1966 e 1967 não se sabe ao certo, surgiu dentro do programa dos Missionários Voluntários, hoje Clube de Desbravadores uma nova ênfase para aumentar o apelo de integridade e excelência nos juvenis – o Sistema de Mérito.

O Sistema de Mérito surgiu para recompensar os membros do clube por realizações especiais, oferecendo o Distintivo de Excelência, anteriormente conhecido como Distintivo de Boa Conduta. Esse sistema animava o desenvolvimento de traços tais como: autocontrole, iniciativa individual, esportividade, trabalho em equipe e respeito pelos direitos e trabalhos dos outros.

Ainda que o Clube de Desbravadores tenha por objetivo ajudar os juvenis e adolescentes a apreciarem o valor da participação do grupo, não se deve esquecer que há um objetivo para o desenvolvimento deles como indivíduos. A maior parte das atividades dos desbravadores são realizadas em grupo. Isso é vital na aprendizagem da arte da colaboração - um ingrediente necessário para a formação de um cidadão bem equilibrado, por isso o Distintivo de Excelência foi desenvolvida, visando o reconhecimento da realização individual no período de um ano. Assim como na investidura das classes e especialidades, a Distintivo de Excelência é concedida apenas àqueles que alcançaram um elevado padrão de eficiência dentro do clube, como exigido em seus requisitos.

uniform_path
Posição do distintivo no uniforme (distintivo com 4 estrelas - NAD)

Atualmente na redação do Manual Administrativo que possui a regulamentação deste distintivo, ele atribui a Comisão Diretiva* do clube a seleção daqueles que estão em condições de receber o distintivo no encerramento do ano, que infelizmente não faz nem mensão a Legião de Honra, equipe de grande importância nos clubes.

Os critérios para a conquista deste distintivos são bastante claros e determinantes para que os desbravadores recebam o Distintivo de Excelência. Ela será entregue àquele(a) que:

a. É membro ativo do Clube, por dois anos ou mais.

b. É um exemplo nos requisitos de uniforme, pontualidade nas reuniões, e está ativamente envolvido em sua unidade.

c. Crê e vive o Voto e a Lei dos Desbravadores. É fiel aos ideais dos desbravadores e os defende como uma sagrada honra.

d. Aceita, voluntariamente, as responsabilidades que lhe são designadas e demonstra iniciativa e liderança no seu cumprimento individual ou em grupo.

e. Mantém o equipamento pessoal na melhor condição possível.

f. Relaciona-se com todos de uma forma cristã positiva.

g. A cada ano, conclui a Classe dos Desbravadores que corresponde à sua idade e faz as Especialidades oferecidas.

O Distintivo de Excelência normalmente é entregue no programa do Dia Mundial dos Desbravadores, que no Brasil é no mês de abril, pelo líder mais graduado, em uma cerimônia de Investidura, pelo líder da investidura ou no Campori da Associação/Missão, pelo líder de jovens da Associação/Missão.

Pathfinder-Excellence-Award-4stars

Distintivo de Excelência com 4 estrelas douradas que simbolizam
5 anos aos quais o desbravador recebeu o distintivo


A Insígnia de Excelência é usada acima dos distintivos das classes avançadas durante o ano seguinte à concessão da insígnia, mas se o desbravador não mantém sua qualificação, ela deve ser colocada no registro de recordações do desbravador. A insígnia deve ser usada apenas durante o ano do reconhecimento.

Não penso que este seja a melhor forma de reconhecimento, simplismente retirando um distintivo outorgado se o desbravador não se mantém na qualificação, mas é uma oportunidade para que o desbravador cresça e se aperfeiçõe dando exemplo aos demais.

Por essa razão, diferente do método adotado pela DSA, após pesquisa em outras divisões e uniões, o método de mérito continuado, sem que o distintivo seja retirado, ao invés, seja prêmiado com novas versões do distintivo, o qual sempre progride o mérito do desbravador, onde se ele se mantém na qualificação no outro ano, ele recebe um novo distintivo com uma estrela, o qual o identifica como que recebeu a honraria pelo segundo ano e assim por diante.

novo_excellence_award

Sugestão de forma de conquista do Distintivo de Excelência

Assim os que não se mantém na qualificação são identificados pelo número de estrelas que possuem no distintivo, fazendo assim juz ao nome do distintivo, manter a excelência do desbravador

Se a mesma continuar sendo conquistada até o último ano do desbravador (15 anos) ele a usará definitivamente no uniforme e com as 4 estrelas, se se manteve desde o 1º ano qualificado.

É isso ai…

Comentem sobre a idéia, pois estaremos a encaminhando para a DSA ainda este mês e a participação de vocês é fundamental.

Sempre Alerta para Servir!

* A Comisão Diretiva do Clube de Desbravadores é formada pelos seguintes membros: diretor do clube, diretores associados, secretário, tesoureiro, capelão, diretor de jovens, pastor, coordenador da associação, conselheiros e instrutores.

Especialidades Radicais Para Desbravadores

por Átila Santos

A especiliade de Rappel foi criada na DSP – Divisão Sul do Pacífico que contemplam a Austrália, Samoa Americana, Ilhas Cook, Ilhas Fiji, Polinésia Francesa, Kiribati, Nova Caledonia, Nova Zelandia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tonga, Tuvalu, Vanuatu e Samoa Noroeste, lugares simplesmente paradisíacos.

O Rapel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.

Ele foi criado a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante, tendo sempre deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas, onde cursos preparatórios são indispensáveis.

A atividade é praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente.

Rappel é uma palavra francesa quer dizer "chamar" ou "recuperar" e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas. O termo veio da explicação de seu "criador" o alpinista, Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879, quando explicava a técnica:

ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada e a descida de uma montanha ou pico.

A especialidade de Rappel como a prática do mesmo requer a instrução de um instrutor capacitado, tendo em vista que algumas técnicas solicitadas pela especialidade ainda estão chegando ao Brasil e poucos profissionais da área possuem o domínio. Então olho vivo!

Ela veio dividida em 3 categorias que são:

392 393
Rappel Rappel Avançado

394
Instrutor de Rappel

Agora vocês já sabem e agora é se preparar para conquista-las.

Ah! Clique nos nomes e saibam os requisitos de cada especialidade.

É isso ai pessoal…

Obs1: As informações ainda não foram confirmadas pela DSA;

Obs2: As traduções são livres, por essa razão pode haver direferenças do original.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novas Especialidades Chegando

por Átila Santos

Este ano vai ser muito bacana para os desbravadores.
Em 2002 o Ministério Jovem da DSA, lançou a 2ª edição do Manual de Especialidades dos Desbravadores o qual chegou trazendo uma infinidade de novas especialidades e retirando outras por não serem muito funcionais aqui na divisão, mas este ano (pelo menos foi prometido), será lançado a 3ª edição com mais uma leva de novas especialidades, além da adição de uma nova categoria, a de ADRA.

A ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistênciais é uma organização humanitária global da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Por vivermos em um mundo com aumento vertiginoso nos conflitos bélicos, tensão entre nações, fome, economias fragilizadas, inflação, desemprego, insegurança nas metrópoles, constantes catástrofes naturais, ou seja, uma diversidade de situações que levam ao sofrimento humano, a ADRA veio para responder às necessidades conseqüentes a estas adversidades e seguindo o exemplo de Cristo que por onde andava deixava um rastro de amor, de cura, de ensino, de perdão, de esperança.

O trabalho da agência é uma expressão representativa do desejo de melhorar a qualidade de vida daqueles em necessidade, focalizando suas ações em 5 áreas: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico, Educação Básica, Saúde Primária, e Gestão de Emergências.

Por estar a ADRA associada diretamente a ONU como entidade filantrópica, ela envia ajuda em catástrofes no mundo inteiro, trabalhando nas suas 5 áreas de ação.

Sendo um departamento da Igreja Adventista e por participar de atividades em conjunto com os desbravadores, foi criada essa nova sessão que além de treinar os desbravadores no serviço, busca a dar um novo incentivo na participação em colaboração com a ADRA.

Estas são as especialidades que estão sendo lançadas:

Avaliação de Comunidade, Tutor, Reinstalação a Refugiados, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Rural, Socorro a fomeServiço comunitário, Respostas a Desastres,