Web Rádio Maranata

Ultimas Notícias

TV Novo Tempo

TV Novo Tempo
Clik na Imagem e Acessem um Mundo de Esperança

domingo, 31 de janeiro de 2010

Proteja-se do Sol

Por Átila Santos

Cada ano que passa o sol está castigando cada vez mais a nossa pele, até mesmo para quem é negro como eu e para isso só há uma solução protetor solar.

Muitas pessoas acham bobagem, besteira, preocupação desnecessária, mas o protetor solar ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos à pele, intimamente ligado a um menor risco de câncer de pele.

Os melhores filtros solares (ou protetores) protegem tanto para UVB (radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanometros), que pode causar queimaduras solares, quanto os UVA (entre 320 e 400 nanometros), que causa efeitos danosos à pele a longo prazo, como envelhecimento prematuro da pele.

Então siga alguns passos importantes para sua pele e das crianças de seu grupo:

- Não ignore a validade

Quando o produto está vencido, as substâncias que protegem sua pele perdem as propriedades. E tem mais, cosméticos vencidos se contaminam facilmente com micro-organismos e provocam alergias na pele.

- Não use qualquer protetor solar

Cada tom de pele exige uma intensidade de proteção. Mas, para o verão brasileiro, esqueça os fatores 4 e 8, que são muito fracos. Qualquer pele se dá bem com fatores entre 15 e 30, desde que o protetor seja aplicado de hora em hora.

- Não aplique só nas partes óbvias

Seu corpo não é só nariz, peito e ombros. Passe o protetor também no pescoço, nos braços, no peito e na nuca. E aplique nas mãos. Elas envelhecem como a pele do rosto.

- Não ache que porque sua pele é morena ela está autoprotegida

A pele negra tem mais melanina, uma proteção natural. Mesmo assim o sol em excesso provoca alterações no DNA, que podem levar ao câncer. Portanto mesmo pessoas morenas ou bronzeadas devem usar protetor solar fator 15, no mínimo.

- Não aplique o filtro apenas antes de sair de casa

Você deve passar o protetor 30 minutos antes de sair de casa, sim. Mas nada de deixa-lo no banheiro. Você deve reaplica-lo de hora em hora, ainda que não entre na água ou que seja à prova d’água.

- Não use protetor à base de álcool no alto verão

Os cremes podem ser melados, mas os produtos com álcool são nocivos à pele em dias de muito sol. eles podem provocar manchas. Produtos com àlcool no alto verão devem ser evitados.

Muitas crianças em nossos clubes/grupos não tem condições de comprar um protetor solar, então faça junto a patrulha/unidade uma vaquinha para ter sempre um protetor na caixa de primeiros socorros da patrulha/unidade.

Outra coisa muito importante, sempre leve coberturas a mais para os esquecidos nas atividades ao ar livre, pois sol na cabeça é complicação na certa e você é o responsável por elas.

No momento é isso…

Ah! Tome cuidado ao pasar o protetor, clique AQUI e saiba mais.

Sempre Alerta para Servir! Maranatha!

Mundo Desbravador.

Comentários: